Rio Negro Está a 49 Centímetros de Bater Recorde de Seca em 120 Anos

Nesta segunda-feira (30), o Rio Negro atingiu o nível de 13,19 metros, ultrapassando a marca da grande seca de 2010, quando o rio chegou a 13,63 metros. A atual estiagem coloca o rio a apenas 49 centímetros de alcançar o recorde histórico de 12,70 metros, registrado em 2023, o menor nível dos últimos 120 anos.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, a previsão é de que em 2024 a seca supere a do ano anterior. O Rio Negro tem apresentado uma queda média de 19 centímetros por dia, o que indica que, em cerca de quatro dias, Manaus pode vivenciar a pior seca de todos os tempos.

A estiagem tem causado sérios impactos na região amazônica. Mais de meio milhão de pessoas estão sendo afetadas diretamente, com 140.300 famílias prejudicadas pela descida das águas. Todos os municípios do estado do Amazonas encontram-se em situação de emergência.

O Rio Negro é o maior rio em extensão na Bacia Amazônica e um dos maiores do mundo em volume de água, o que torna a gravidade da seca ainda mais alarmante.

By Amazonas Atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também!